Postagens Recentes

segunda-feira, março 24, 2014

0

Carboidrato à noite, pode ou não pode?



Olá meninas!
Essa é uma questão muito comentada e que gera muitas dúvidas entre aqueles que prezam  uma  boa alimentação. 
Algumas pessoas cortam de vez esse nutriente no período noturno, outras não fazem restrição alguma. Mas qual seria o correto a fazer?
Eu diria que tudo depende! Depende do seu estilo de vida, da sua rotina, dos horários da prática de atividade física, da sua estrutura corporal e da sua individualidade biológica. De um modo geral, nós nutricionistas reservamos os horários que gastamos mais energia para aumentar o consumo de carboidratos de seus pacientes, portanto vamos imaginar que você faça atividades físicas à noite, sim, você deve chegar em casa e incluir um carboidrato em sua mesa. Já se você for uma pessoa sedentária, com uma rotina diária mais leve, deve diminuir o consumo dos carboidratos à noite.
Essa preocupação com o consumo de carboidratos nesse período é fundamentada na capacidade desse nutriente em liberar insulina. Este hormônio é pouco metabolizado à noite, além de ser um estimulador da lipogênese, ou seja, formação de gordura. 
Seria interessante evitar a liberação excessiva de insulina em todos os momentos onde ela não é bem metabolizada e o gasto energético de cada um esteja reduzido.
Entenderam porque não abusar desse nutriente à noite? Mas calma lá, não adianta cortar carboidratos à noite e se empanturrar de proteínas. QUALQUER excesso de QUALQUER nutriente pode gerar aumento de peso. Não podemos esquecer do mais importante que é o fato de que para  uma pessoa emagrecer ela deve gastar mais energias do que consome. Então não adianta cortar carboidratos à noite e não se preocupar com a quantidade das porções, ok?
Quero deixar claro mais uma vez que cada caso é um caso. Não existe nenhuma regra que sirva para todos, cada um de nós é um ser único, com estruturas diferentes e acredito ainda que a melhor dieta é aquela que foi elaborada especificamente para suas necessidades!


instagram - @robertanavesnutri


Espero ter ajudado!

Roberta Naves (35) 3822-7433

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus comentários! Queremos interagir com vocês!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...